O luxo como expressão da saturação psíquica do sujeito de consumo

  • Renato Nunes Bittencourt PPGF-UFRJ
Palavras-chave: Luxo, Consumo, Distinção, Capitalismo, Modernidade

Resumo

Neste artigo analisamos de que maneira o consumo de produtos luxuosos se torna fator de distinção social no regime capitalista, assim como o sentimento de diferenciação que essa prática gera no detentor desses sofisticados produtos de consumo. Atrelado ao sistema do consumo do luxo encontra-se o problema da eterna busca da felicidade, cujo alcance é vislumbrado mediante o gozo material, circunstância equivocada, pois a felicidade é um estado de bem-estar existencial que independe da aquisição de produtos.

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Biografia do Autor

Renato Nunes Bittencourt, PPGF-UFRJ
Doutor em Filosofia pelo PPGF-UFRJ/Professor do Curso de Especialização em Pesquisa de Mercado e Opinião Pública da UERJ, Professor da Universidade Candido Mendes, da UNIABEU e do Curso de Comunicação Social da Faculdade CCAA/Membro do Grupo de Pesquisa Spinoza & Nietzsche
Publicado
2013-11-25
Como Citar
Bittencourt, R. N. (2013). O luxo como expressão da saturação psíquica do sujeito de consumo. Revista Espaço Acadêmico, 13(151), 24-36. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/22449
Seção
ESPECIAL - LUXO & CONSUMO (Org.: Renato Nunes Bittencourt)