A escrita de si como exercício filosófico para o ensino médio: elaborando um diário de pensamentos
Resumo
Este breve ensaio tem o intuito de expor uma possibilidade de se exercitar a filosofia no ensino médio. Com base na confecção e escrita de um diário de pensamentos, os alunos serão iniciados em um hábito que remonta aos antigos gregos e romanos na prática da escrita e diálogo consigo mesmo como preparo para um diálogo com outros colegas. Serão utilizados, para esclarecer melhor a ideia, autores como Michel Foucault, para tratar da escrita de si, e Heidegger, a fim de clarear melhor a noção de pensamento.Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.