Por que ficamos diferentes? O ensino do Brasil colonial nos livros didáticos

  • Alan Ricardo Duarte Pereira Universidade Federal de Goiás
Palavras-chave: Expansão ultramarina, Brasil Colonial, Livros didáticos.

Resumo

O Brasil Colonial, assim consagrado como período que envolve o início da expansão portuguesa em 1500 até a chegada da Família Real em 1808, é, por essência, um momento de grandes discussões e suscita, contemporaneamente, o entendimento dos problemas estruturais, como também, das raízes culturais e econômicas do Brasil. A conquista ultramarina (pioneiramente com Portugal e outros países da Europa) abriu um campo de investigação profunda que resultou, no processo de colonização, da união paradoxal de elementos do Velho Mundo, tipicamente europeu, e o Novo Mundo. Dentro desse contexto, o presente trabalho tem como objetivo fulcral analisar – especialmente, nos livros didáticos – o período colonial na História do Brasil e, por conseguinte, elencar os principais conceitos, categorias, fontes e debates historiográficos que atravessam/influenciam, diretamente, a retratação dessa época no ensino de História.

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Biografia do Autor

Alan Ricardo Duarte Pereira, Universidade Federal de Goiás

Mestrando em História pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Especializando em Enem: competências e habilidades pela Universidade Gama Filho (UGL). Graduado em História pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e, em modalidade de intercâmbio-sanduíche, pela Universidade Nova de Lisboa (UNL).

Publicado
2014-06-09
Como Citar
Pereira, A. R. D. (2014). Por que ficamos diferentes? O ensino do Brasil colonial nos livros didáticos. Revista Espaço Acadêmico, 14(157), 31-43. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/22679