Por que ficamos diferentes? O ensino do Brasil colonial nos livros didáticos
Resumo
O Brasil Colonial, assim consagrado como período que envolve o início da expansão portuguesa em 1500 até a chegada da Família Real em 1808, é, por essência, um momento de grandes discussões e suscita, contemporaneamente, o entendimento dos problemas estruturais, como também, das raízes culturais e econômicas do Brasil. A conquista ultramarina (pioneiramente com Portugal e outros países da Europa) abriu um campo de investigação profunda que resultou, no processo de colonização, da união paradoxal de elementos do Velho Mundo, tipicamente europeu, e o Novo Mundo. Dentro desse contexto, o presente trabalho tem como objetivo fulcral analisar – especialmente, nos livros didáticos – o período colonial na História do Brasil e, por conseguinte, elencar os principais conceitos, categorias, fontes e debates historiográficos que atravessam/influenciam, diretamente, a retratação dessa época no ensino de História.
Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.