Piaget e Freud: facetas psicanalíticas da cognição

  • Sergio Sklar Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Estrella Bohadana Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ-EDU-DESF)- Professora-Orientadora do Programa de Pós-Graduação de Educação e Cultura Contemporânea da Universidade Estácio de Sá (UNESA)
Palavras-chave: Piaget, Freud, inconsciente afetivo, inconsciente cognitivo, recalque cognitivo.

Resumo

Apesar de discutida e explorada ao longo do último século, a obra de Piaget continua a ser fonte de inspiração para novos debates teóricos. Um deles se refere às possíveis articulações entre a teoria piagetiana e a psicanálise. Partindo da reflexão elaborada por Piaget em que é vislumbrada uma nova forma de ver o sentido de cognição, este artigo tem como objetivo rever as formulações de Piaget sobre as convergências entre afeto e cognição. A aproximação entre Piaget e Freud é estabelecida, já que na teoria freudiana existe uma dimensão que está além da consciência. Enquanto para Freud o inconsciente é estruturado segundo mudanças afetivas, entre as quais o recalque, para Piaget há uma cognição inconsciente, que não provém unicamente das transformações afetivas.

 

Palavras-chave: Piaget; Freud; inconsciente afetivo; inconsciente cognitivo; recalque cognitivo.

PIAGET AND FREUD:

PSYCHOANALYTICAL FACETS OF COGNITION

ABSTRACT

Although discussed and explored throughout the last century, the work of Piaget remains a source of inspiration for new theoretical debates. One of them concerns the possible connections between Piaget’s theory and psychoanalysis. Based on the reflection developed by Piaget, in which a new way of understanding the sense of cognition is conceived, this article has the purpose to review the formulations of Piaget on the convergences between affect and cognition. The approach between Piaget and Freud is established, as in Freudian theory there is a dimension which is beyond consciousness. While for Freud the unconscious is structured according to affective changes, including repression, for Piaget there is an unconscious cognition, which does not arise solely from affective transformations.

 

Keywords: Piaget; Freud; affective unconscious; cognitive unconscious; cognitive repression.

 


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Biografia do Autor

Sergio Sklar, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
Doutor em Filosofia (USP), Professor-Adjunto do Departamento de Estudos da Subjetividade Humana da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Faculdade de Educação-DESF-UERJ), Membro da Sociedade Internacional de História da Psiquiatria e da Psicanálise (Paris). Autor dos seguintes livros: "Espaço Imanente: um estudo psicanalítico sobre a arte em Sigmund Freud e Jacques Lacan" (Rio de Janeiro: Imago, 1989), "Freud e a Técnica" (Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1992) e "Freud: o interesse científico de uma filosofia inquieta" (org. e autor) (Rio de Janeiro:Revinter, 1996).
Estrella Bohadana, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ-EDU-DESF)- Professora-Orientadora do Programa de Pós-Graduação de Educação e Cultura Contemporânea da Universidade Estácio de Sá (UNESA)
Doutora em História dos Sistemas de Pensamento, título que obteve em 1990, na Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Leciona como Professora-Adjunta na Faculdade de Educação (Departamento de Estudos da Subjetividade e Formação Humana), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ-EDU-DESF) e como Professora-Orientadora do Mestrado em Educação e Cultura Contemporânea da Universidade Estácio de Sá.Autora de diversos livros e artigos sobre filosofia-educação.
Publicado
2014-06-09
Como Citar
Sklar, S., & Bohadana, E. (2014). Piaget e Freud: facetas psicanalíticas da cognição. Revista Espaço Acadêmico, 14(157), 90-98. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/22680