Amizade e a virtualização das relações humanas na sociedade contemporânea: reflexões a partir de Zygmunt Bauman
Resumo
Este artigo faz uma análise dos vínculos humanos no contexto da sociedade contemporânea a partir da obra do sociólogo polonês Zygmunt Bauman. Tomando como ponto de partida a ligação da amizade e o processo de virtualização relacional movido pelo desenvolvimento de novas tecnologias, observou-se a ocorrência no mundo atual de um empobrecimento afetivo-relacional. Como alternativa a este, defende-se o exercício de construção e manutenção de laços densos que conferem alternativa ao modelo vincular de satisfação urgente e momentânea, marca do tempo presente. Por fim, indica-se que o debate da amizade implica necessariamente na problematização da ética contemporânea o que fornecerá as bases para a construção de uma nova política afetiva.
Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.