Etnografando a Educação Escolar Indígena entre os Wassu-Cocal: algumas pistas sobre as concepções de seus professores
Resumo
o presente trabalho busca analisar a construção do conceito de Educação Escolar Indígena entre os Wassu-Cocal, localizados em Joaquim Gomes – AL. Compreendemos que a Educação Indígena refere-se aos processos próprios de transmissão e produção dos conhecimentos dos próprios povos indígenas e que cada povo tem o seu modo particular de fazê-la. Contudo, destacamos que no processo de construção da concepção desta educação, envolvem-se múltiplos agentes sociais que não são apenas os professores, mas os alunos, as famílias, a comunidade e o próprio Estado, em especial por meio de documentos oficiais. Para tanto, adotamos a etnografia, como instrumento metodológico para nos ajudar a compreender as relações que estes agentes estabelecem entre si, e a forma como a concepção de Educação Escolar Indígena vai sendo forjada, e como esta se atrela ao contexto cultural no qual esta prática educativa está inserida. Apresentaremos aqui dados parciais referentes à nossa pesquisa que vem sendo desenvolvida na interface entre a Antropologia e a Educação, junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas.
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