Uma existência de gozos, bonitezas, perdas e danos: reflexões e práticas sobre sexualidade e atos performativos de gênero em nosso cotidiano
Resumo
Trata-se de uma reflexão sobre sexualidade e relações de gênero a partir de uma cena de violência no cotidiano escolar. Para fins didáticos, teóricos e metodológicos fora eleito o texto “Pensando o Sexo: Notas para uma Teoria Radical das Políticas da Sexualidade” escrito por Gayle Rubin, cujo conteúdo põe em manifesto a dissociabilidade entre os estudos de gênero e de sexualidade. Embora Rubin possua um saber situado na geopolítica do conhecimento do norte, apropriar-se das suas reflexões não impede a crescente necessidade de se construir um saber crítico sobre sexualidade e gênero no âmbito da Epistemologia Crítica, onde o lugar de enunciação seja de um sujeito subalternizado/a pelo “sistema mundo europeu/euro−norte−americano moderno/capitalista colonial/patriarcal" Ramon Grofesquel (2008). Acredita-se que a partir destes novos lugares de enunciação não será mais possível esconder-se por detrás do proselitismo religioso, da ciência conservadora e dos axiomas instituídos ideologicamente no senso comumDownloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.