Oligopolização e precarização do trabalho docente no ensino superior privado brasileiro: causas, conexões e consequências
Resumo
O objetivo deste artigo é analisar a oligopolização do ensino superior privado brasileiro, suas relações com a precarização das condições de trabalho docente e suas consequências sobre a função social da universidade. Isso porque, na última década, grandes empresas de educação, controladas por holdings com forte participação estrangeira em seu capital e com ações negociadas na Bolsa de Valores, têm aumentado vertiginosamente sua presença no mercado educacional. Dentre elas, constituiu-se recentemente a maior empresa educacional do mundo. Em nossas investigações, verificamos correlações que sustentam que essas mudanças têm intensificado a precarização das condições de trabalho docente, pois os docentes trabalham cada vez mais, vivem situações de desemprego, rotatividade e insegurança crescente, recebendo, para isso, salários declinantes.
Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.