Oligopolização e precarização do trabalho docente no ensino superior privado brasileiro: causas, conexões e consequências

  • Ronaldo Fabiano Gaspar Universidade Estadual de Londrina
  • Tânia Costa Fernandes Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: educação, ensino superior privado, oligopolização, precarização do trabalho docente

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar a oligopolização do ensino superior privado brasileiro, suas relações com a precarização das condições de trabalho docente e suas consequências sobre a função social da universidade. Isso porque, na última década, grandes empresas de educação, controladas por holdings com forte participação estrangeira em seu capital e com ações negociadas na Bolsa de Valores, têm aumentado vertiginosamente sua presença no mercado educacional. Dentre elas, constituiu-se recentemente a maior empresa educacional do mundo. Em nossas investigações, verificamos correlações que sustentam que essas mudanças têm intensificado a precarização das condições de trabalho docente, pois os docentes trabalham cada vez mais, vivem situações de desemprego, rotatividade e insegurança crescente, recebendo, para isso, salários declinantes.

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Biografia do Autor

Ronaldo Fabiano Gaspar, Universidade Estadual de Londrina
Professor de Ciência Política do Departamento de Ciências Sociais
Tânia Costa Fernandes, Universidade Estadual de Londrina
Professora de Políticas Públicas do Departamento de Educação
Publicado
2015-04-07
Como Citar
Gaspar, R. F., & Fernandes, T. C. (2015). Oligopolização e precarização do trabalho docente no ensino superior privado brasileiro: causas, conexões e consequências. Revista Espaço Acadêmico, 14(168), 77-92. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/23232