Ideologia e cultura na obra de John B. Thompson

  • Felipe Tavares Paes Lopes UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Palavras-chave: Ideologia, Cultura, Metodologia.

Resumo

Este trabalho analisa a teoria social de John B. Thompson à luz de dois conceitos chaves: ideologia e cultura. Para realizar tal análise, o trabalho foi dividido em três partes: num primeiro momento, apresento a conceituação de ideologia do autor e discuto suas vantagens analíticas para o estudo das formas simbólicas. Num segundo momento, apresento sua conceituação de cultura e discuto suas vantagens analíticas para esse tipo de estudo. Num terceiro e último momento, analiso as conexões teóricas entre esses dois conceitos e suas implicações metodológicas. Em especial, o referencial metodológico da hermenêutica de profundidade, que busca contemplar tanto as características estruturais das formas simbólicas quanto suas condições sócio-históricas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe Tavares Paes Lopes, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

Bacharel em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP) e em Comunicação Social pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Mestre em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e doutor em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, é pós-doutorando na Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 

Publicado
2014-07-04
Como Citar
Lopes, F. T. P. (2014). Ideologia e cultura na obra de John B. Thompson. Revista Espaço Acadêmico, 14(158), 18-28. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/23317