A utilização do streaming como recurso didático na educação

  • Klayton Santana Porto Universidade Federal da Bahia
  • Luana Silva Santana Faculdade de Tecnologia e Ciências
Palavras-chave: Streaming, Mídias Eletrônicas, Aulas de Matemática.

Resumo

O streaming representa, atualmente, uma tecnologia que oferece vídeos comprimidos, o que permite a transmissão de imagens de TV por meio da internet, ao vivo ou não, em velocidade surpreendente, sem haver a necessidade de se salvar o arquivo no computador. Esta pesquisa tem como objetivo investigar sobre a sistemática de aplicação do streaming na apresentação de mídias e suas possíveis potencialidades pedagógicas no ensino de matemática. Através do streaming torna-se possível e viável a transmissão rápida e ininterrupta de qualquer mídia eletrônica, representando um importante recurso a ser utilizado em aulas de matemática. Nessa modalidade de aulas de matemática podem ser transmitidas mídias no formato de vídeo e áudio. Assim, é possível que alunos, professores assistam e escutem mídias neste formato através da Internet e até mesmo participarem de eventos à distância ou de videoconferências ao vivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Klayton Santana Porto, Universidade Federal da Bahia
Mestre em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), na linha de pesquisa de Ensino de Ciências. Especialista em Mídias na Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Especialista em Educação Inclusiva e Especial pela Faculdade do Noroeste de Minas (FINOM). Atualmente é professor da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), professor da Faculdade Independente do Nordeste (FAINOR), professor de Física de nível médio - Secretaria Estadual da Educação da Bahia e Orientador de TCC do Curso de Especialização em Mídias na Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).
Luana Silva Santana, Faculdade de Tecnologia e Ciências
Especialista em Meio Ambiente e Sustentabilidade pela Faculdade do Noroeste de Minas (FINOM). Atualmente é professora da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC).
Publicado
2014-10-04
Como Citar
Porto, K. S., & Santana, L. S. (2014). A utilização do streaming como recurso didático na educação. Revista Espaço Acadêmico, 14(161), 84-94. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/23322
Seção
educação & prática de ensino