A presidência instável de Petro Poroshenko

  • Carlos Serrano Ferreira Laboratório de Estudos sobre Hegemonia e Contra-Hegemonia (LEHC-UFRJ).
Palavras-chave: Ucrânia, Política, Imperialismo, Fascismo, Antifascismo, Separatismo.

Resumo

O artigo discute os desafios internos e externos que serão enfrentados pelo novo presidente ucraniano. Entre os externos está o difícil equilíbrio de interesses entre os vários imperialismos. Entre os internos o mais difícil se apresenta o duplo desafio imposto pelo processo de derrubada do anterior presidente: a ascensão dos fascistas e de seus milícias e o separatismo antifascista do sudeste ucraniano.

* Este artigo foi apresentado como trabalho final na disciplina “As Crises do Capital em Perspectiva Teórica e Histórica” (Curso de Pós-Graduação em História Econômica) da Universidade de São Paulo em dezembro de 2013.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Serrano Ferreira, Laboratório de Estudos sobre Hegemonia e Contra-Hegemonia (LEHC-UFRJ).
Mestre em Ciência Política Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT-Lisboa), especialista em Relações Internacionais pela Universidade Candido Mendes (UCAM) e cientista social formado pela Universidade Federal Fluminense (UFF).
Publicado
2014-09-08
Como Citar
Ferreira, C. S. (2014). A presidência instável de Petro Poroshenko. Revista Espaço Acadêmico, 14(160), 91-101. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/24096