Por uma cultura de ética e de integridade do pesquisador em formação inicial

  • José Cezinaldo Rocha Bessa Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
Palavras-chave: ética, integridade, pesquisador, formação inicial, interdisciplinaridade.

Resumo

No presente texto, procuramos refletir sobre as más condutas nas atividades de pesquisa científica e argumentar em favor de uma cultura de ética e de integridade do pesquisador em formação inicial. Apontamos que o enfrentamento dessa questão compreende um projeto mais amplo, de formação de uma consciência, que envolve várias ações e que deve ser assumido por vários atores, de preferência de forma integrada (e até mesmo interdisciplinar). 

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Biografia do Autor

José Cezinaldo Rocha Bessa, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
Possui graduação em Letras/Língua Portuguesa e respectivas literaturas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2005) e mestrado em Estudos da Linguagem, na área de concentração em Linguística Aplicada, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2007). Doutorando em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Araraquara, com período de estágio de doutorado no exterior na Université de Paris VIII (bolsa PDSE/CAPES), supervisionado pela Profª Marília Amorim. Atualmente é Professor Assistente IV da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, no Campus de Pau dos Ferros.
Publicado
2014-07-18
Como Citar
Bessa, J. C. R. (2014). Por uma cultura de ética e de integridade do pesquisador em formação inicial. Revista Espaço Acadêmico, 14(159), 114-121. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/24294