Discutindo homofobia nas organizações e no trabalho

  • Henrique Luiz Caproni Neto Universidade Federal de Minas Gerais.
  • Luciene Aparecida Fonseca Universidade Federal de Juiz de Fora
Palavras-chave: homossexualidade, preconceito sexual, gays, lésbicas, transexuais, travestis

Resumo

O presente artigo busca discutir a homofobia e suas variadas manifestações no ambiente organizacional. Essa temática é relevante socialmente e tem se tornado mais frequente nos estudos em administração. Assim, inicialmente discutimos brevemente sobre o conceito de homofobia e sua associação com o poder e a heternormatividade salientando a vivência de homossexuais masculinos, lésbicas, bissexuais e transexuais. Então, enfocamos a discussão para o âmbito do trabalho e das organizações destacando o contexto brasileiro a partir de temáticas que envolvem o acesso ao mundo do trabalho, os estereótipos, a violência e o assédio, e as políticas de respeito à diferença sexual. Então, enfatizamos uma perspectiva reflexiva que envolva a conscientização e a educação na sociedade e especialmente no nível do trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Henrique Luiz Caproni Neto, Universidade Federal de Minas Gerais.
Graduado em Administração de Empresas e Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas, ambos pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Mestrando em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais.
Luciene Aparecida Fonseca, Universidade Federal de Juiz de Fora
Graduada em Administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Cursa graduação em ciências contábeis pela Universidade Federal de Juiz de Fora.
Publicado
2014-10-12
Como Citar
Caproni Neto, H. L., & Fonseca, L. A. (2014). Discutindo homofobia nas organizações e no trabalho. Revista Espaço Acadêmico, 14(161), 01-10. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/24588