A atuação do professor de educação infantil sob a perspectiva freiriana

  • Ligia de Carvalho Abões Vercelli UNINOVE
Palavras-chave: Crianças pequenas, pensamento freiriano, formação de professores.

Resumo

Este texto tem por objetivo apontar uma forma possível de vislumbrar a atuação de professores de Educação Infantil sob a perspectiva do pensamento freiriano. Para tal, elenca-se quatro saberes à prática educativa abordados por Freire, os quais devem ser discutidos pelos professores formadores de futuros educadores de crianças pequenas, a saber: ensinar exige o reconhecimento e a assunção da identidade cultural, ensinar exige respeito aos saberes do educando, ensinar exige respeito à autonomia do ser do educando, ensinar exige querer bem aos educandos. Entende-se que é no curso de formação inicial, no caso Pedagogia, que essa reflexão deva iniciar uma vez que entender as especificidades da criança de 0 a 5 anos torna-se fundamental para quem busca esse nível de ensino como atuação profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ligia de Carvalho Abões Vercelli, UNINOVE
Doutora e mestre em educação, graduada em Psicologia e em Pedagogia com especialização em Psicopedagogia. Professora do Programa de Mestrado em Gestão e Práticas Educacionais (PROGEPE) da Universidade Nove de Julho (Uninove)
Publicado
2014-11-19
Como Citar
Vercelli, L. de C. A. (2014). A atuação do professor de educação infantil sob a perspectiva freiriana. Revista Espaço Acadêmico, 14(164), 43-49. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/24602