A violência negligenciada
Resumo
A violência intrafamiliar sempre se apresentou como um problema, que, apesar de constante na sociedade, permanece protegido pela intimidade da família. Com o intuito de combater tal prática, legislações específicas foram criadas, levando até aos profissionais da saúde a responsabilidade pela comunicação de casos confirmados e suspeitos de violência intrafamiliar. Entretanto, o problema esbarra no despreparo do profissional da saúde em reconhecer e saber como atuar. O presente estudo objetiva analisar o registro dos prontuários de uma Unidade Básica de Saúde de um município de pequeno porte do interior do Estado de São Paulo, no que se refere à violência intrafamiliar. Trata-se de um estudo transversal, em que se verifica a percepção e atuação do profissional por meio de relatos em prontuários. Dos 13 casos de violência intrafamiliar notificados entre 2011 e 2013, apenas um caso foi realizado pela Unidade de Saúde em questão e anotado no prontuário. Casos de suspeita sequer foram citados. Verificou-se por meio da presente pesquisa o desconhecimento do profissional da saúde quanto ao enfrentamento do problema no que se refere à identificação e notificação dos casos, bem como a total indiferença com relação ao registro no prontuário, evidenciando a necessidade de capacitações e formação adequadas.
Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.