Apontamentos para uma crítica às imagens metafísicas da educação

  • Felipe Luiz Gomes Figueira Instituto Federal do Paraná (IFPR)
  • Marcelo Lopes Rosa Instituto Federal do Paraná (IFPR)
Palavras-chave: Imagens metafísicas da educação, Escola, Professor, Aluno

Resumo

O objetivo deste trabalho é desconstruir aquilo que chamaremos de “imagens metafísicas da educação”, como a de que num passado longínquo (mas presente em diversos discursos) a escola e o professor tinham um grande prestígio, e o aluno “docilmente” era parte deste contexto, e a de que atualmente a escola, o professor e o aluno estão em “colapsos”. O que visamos, ao fim, é que desconstruído o “mundo verdadeiro (ideal)” seja abolido também o “mundo aparente (ruim)”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe Luiz Gomes Figueira, Instituto Federal do Paraná (IFPR)
Doutorando em Educação pela UNESP-Marília: Professor do Instituto Federal do Paraná, Campus Paranavaí
Marcelo Lopes Rosa, Instituto Federal do Paraná (IFPR)
Professor do Instituto Federal do Paraná (IFPR)
Publicado
2014-10-31
Como Citar
Figueira, F. L. G., & Rosa, M. L. (2014). Apontamentos para uma crítica às imagens metafísicas da educação. Revista Espaço Acadêmico, 14(162), 01-07. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/25467
Seção
DOSSIÊ - Ideologias da Educação Contemporânea (Org.: Felipe Figueira)