Entre o ensinar e o aprender: caminhos metodológicos para a compreensão de experiências urbanas.
Resumo
Através do trabalho de orientação de estudantes da graduação em ciências sociais, a antropologia tem sido para nós, uma das formas de conhecimento e ao mesmo tempo tem nos oferecido caminhos metodológicos para pensar as experiências urbanas, bem como trazer para a compreensão das cidades, os elementos culturais e as narrativas que compõem as suas práticas e vivências. A partir de dois trabalhos de orientação, no Grupo de Pesquisa: Rastros Urbanos temos buscado, através de diferentes perspectivas de investigação, outras referências de acesso às experiências urbanas: o universo do grafite, com suas grafias e narrativas, bem como os trajetos das pessoas em situação de rua e suas práticas alimentares para pensarmos a cidade. O trabalho nos instiga a compor a moldura narrativa das circunstâncias dos ensinamentos e aprendizados, diante dos quais buscamos compreender os sentidos da educação e dos agentes envolvidos: o docente-orientador e o estudante como pesquisador. Nos universos de pesquisa abordados, incluir as referências antropológicas, como campo de articulações teóricas e metodológicas, faz-nos refletir os processos de ensino e aprendizagem e das escolhas singulares de pesquisas e pensarmos sobre como olhamos para as cidades e como têm sido compostas nossas narrativas sobre elas.
Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.