Fotobiografia: uma proposta antropológica e estética
Resumo
Neste artigo pretendemos problematizar a compreensão de Fotobiografia, a partir da expansão de sua noção em direção às narrativas humanas. O ponto de partida para essas reflexões são experimentos de pesquisa que nos apresentam a escolha de conjuntos de imagens e nos surpreendem pela potência dessas fotografias a nos convidarem a pensar na existência de histórias visuais, como camadas de significações, quer seja de memórias, quer seja de imaginação, quer correspondam a sensíveis e instigantes descobertas imagéticas. Uma espécie de arqueologia visual de histórias de vida. A imagem, não como um mero objeto, mas como um “acontecimento” – ora epifania, ora fenômeno no sentido etimológico das palavras –, um campo de forças que se cruzam e um sistema de relações que coloca em jogo diferentes instâncias enunciativas (o verbal), figurativas e perceptivas (o visual).
Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.