Normatividade, heteronomia e neofilia nos signos da Moda

  • Renato Nunes Bittencourt PPGF-UFRJ
Palavras-chave: Moda, Normatividade, Heteronomia, Neofilia, Ética

Resumo

O artigo aborda a relação indissociável entre o caráter normativo da Moda e a propensão psicológica do homem moderno por tudo aquilo que é novo, como resultado do processo de despersonalização existencial da vida humana em uma sociedade regida pela aceleração de todos os processos sociais e laborais da grande massa humana. Concedendo ao consumidor a falsa noção de singularidade, o discurso da Moda favorece a manutenção individual sob a égide da heteronomia.

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Biografia do Autor

Renato Nunes Bittencourt, PPGF-UFRJ
Doutor em Filosofia pelo PPGF-UFRJ/Professor do Curso de Especialização em Pesquisa de Mercado e Opinião Pública-UERJ/ Professor da Faculdade CCAA/Professor da Faculdade Duque de Caxias-UNIESP
Publicado
2014-12-17
Como Citar
Bittencourt, R. N. (2014). Normatividade, heteronomia e neofilia nos signos da Moda. Revista Espaço Acadêmico, 14(164), 13-25. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/26085