A imersão orgânica no Templo de Consumo

  • Renato Nunes Bittencourt PPGF-UFRJ
Palavras-chave: Shopping Center, Consumo, Segurança, Sociabilidade, Mercadoria

Resumo

Neste artigo abordamos a relação funcional e afetiva que o sujeito de consumo da sociedade administrada estabelece para com um dos mais bem-sucedidos modelos comerciais da tecnocracia capitalista, o Shopping Center, evidenciando uma espécie de simbiose entre o humano e o material, circunstância que demonstra o efeito sedutor que a estrutura assimiladora do Shopping Center, um genuíno templo de consumo, exerce sobre a subjetividade pessoal do frequentador, dando-lhe a sensação de conforto e segurança que não encontra no mundo exterior. Contudo, por reconhecermos que a sociedade de consumo se fundamenta na alienação da consciência do ser humano, propomos a ressignificação do Shopping Center, de modo a torná-lo um espaço social de politização.

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Biografia do Autor

Renato Nunes Bittencourt, PPGF-UFRJ
Doutor em Filosofia pelo PPGF-UFRJ/Professor do Curso de Especialização em Pesquisa de Mercado e Opinião Pública-UERJ
Publicado
2015-02-03
Como Citar
Bittencourt, R. N. (2015). A imersão orgânica no Templo de Consumo. Revista Espaço Acadêmico, 14(165), 16-29. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/26346