Literatura na escola: uma possibilidade de leitura d’O Senhor Juarroz

  • Josiele Kaminski Corso Ozelame Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste
  • Martha Ribeiro Parahyba Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste
Palavras-chave: Literatura Portuguesa, Ensino, Narrativa Moderna.

Resumo

O desafio da leitura literária na escola é perseguir o interesse do aluno pouco afeito aos questionamentos subjetivos proporcionados pela Arte da Linguagem. O incentivo à leitura, de modo a buscar entre as páginas de um romance o prazer da descoberta de uma viagem mágica, torna-se um argumento inútil diante da volatilidade do gosto. Formar o leitor na escola é mais do que isso, é entender que a arte literária não existe unicamente como forma de deleite, de fruição estética, mas expressa também cultura, pensamento e uma relação com o mundo (JOUVE, 2012).  O objetivo deste artigo é a reflexão sobre o ensino da literatura na sala de aula, a partir da obra do escritor português, nascido em Angola (1970), Gonçalo Tavares, intitulada O senhor Juarroz (2007).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josiele Kaminski Corso Ozelame, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste
Doutora em Literatura. Professora do Curso de Letras e do Mestrado em Sociedade, Cultura e Fronteiras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, campus de Foz do Iguaçu. 
Martha Ribeiro Parahyba, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste
Doutora em Educação. Professora do Curso de Letras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná,  UNIOESTE, campus Foz do Iguaçu.
Publicado
2015-07-22
Como Citar
Ozelame, J. K. C., & Parahyba, M. R. (2015). Literatura na escola: uma possibilidade de leitura d’O Senhor Juarroz. Revista Espaço Acadêmico, 15(171), 82-91. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/26428