Uma análise do encanto e da luta pela terra dos indígenas em diferentes territorialidades

  • Nathalia Cunha Polese UEMG - Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Livia Tôrres Cabral UEMG - Universidade do Estado de Minas Gerais
Palavras-chave: Povos Indígenas, Território, Canibalismo, Mitologia

Resumo

O presente estudo tem por objetivo discutir acerca do território indígena, mitologias, constituição e apropriação da terra. Em um exercício de retomada de consciência de quem são os verdadeiros donos da terra tentaremos postular em que lugar o indígena se encontra em uma sociedade globalizada e globalizante como a ocidental. Através de estudos, memórias, dados etnográficos e narrativas elaboradas por indígenas e não indígenas, iremos adentrar neste território de conflitos, identidades e significações. No Brasil, nós convivemos com este “drama” acompanhando através da mídia relatos sobre estes conflitos, onde o branco se faz dono de uma terra que julga sua e se apropria dela como é conveniente para si. Por ser um tema central, a discussão do que é esse território e como estamos postulando o mesmo se torna fundamental e será a base da análise realizada. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nathalia Cunha Polese, UEMG - Universidade do Estado de Minas Gerais
Graduada em Pedagogia Educação Infantil pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Pós-graduada em Psicopedagogia e Docência do Ensino Superior (ISEIB). Mestre em Educação pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), compondo a linha de pesquisa: Educação, Sociedade e Formação Humana. Integrante do Grupo de Pesquisa: Polis e Mnemosine: educação, memória e culturas (UEMG). Ocupa-se de temas de pesquisa aos estudos sobre identidades étnico-culturais, educação indígena, criança/infância, interculturalidade.
Livia Tôrres Cabral, UEMG - Universidade do Estado de Minas Gerais
Graduada em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em Educação pela UEMG na linha de pesquisa: Educação, Sociedade e Formação Humana. Integrante do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino de História - LABEPEH/CP/FAE/UFMG e do Grupo de pesquisa: Polis e Mnemosine: Educação, Memória e Culturas- FAE/UEMG. Ocupa-se com estudos e pesquisas no âmbito mais amplo da Formação Docente, Escolas Rurais e Formação de professores de Geografia.Possui experiência na área de Educação, com Educação de Jovens e Adultos, Educação popular e como professora da rede pública estadual de ensino.
Publicado
2015-05-27
Como Citar
Polese, N. C., & Cabral, L. T. (2015). Uma análise do encanto e da luta pela terra dos indígenas em diferentes territorialidades. Revista Espaço Acadêmico, 14(169), 71-80. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/26493