Uma análise do encanto e da luta pela terra dos indígenas em diferentes territorialidades
Resumo
O presente estudo tem por objetivo discutir acerca do território indígena, mitologias, constituição e apropriação da terra. Em um exercício de retomada de consciência de quem são os verdadeiros donos da terra tentaremos postular em que lugar o indígena se encontra em uma sociedade globalizada e globalizante como a ocidental. Através de estudos, memórias, dados etnográficos e narrativas elaboradas por indígenas e não indígenas, iremos adentrar neste território de conflitos, identidades e significações. No Brasil, nós convivemos com este “drama” acompanhando através da mídia relatos sobre estes conflitos, onde o branco se faz dono de uma terra que julga sua e se apropria dela como é conveniente para si. Por ser um tema central, a discussão do que é esse território e como estamos postulando o mesmo se torna fundamental e será a base da análise realizada.
Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.