Gênese e significado da religião segundo Bakunin

  • Nildo Viana Universidade Federal de Goiás
Palavras-chave: Abstração, Religião, Anarquismo, Bakunin, Positivismo

Resumo

O artigo aborda a concepção de religião em Mikhail Bakunin, pensador anarquista, objetivando mostrar como ele entendia a gênese e significado do fenômeno religioso. Para tanto, se utiliza as obras nas quais ele analisou o fenômeno religioso e se observa que ela está intimamente ligada às influências positivistas em seu pensamento e sua concepção de natureza humana. A concepção de que a origem da religião está relacionada com a faculdade de abstrair acaba sendo o fundamento de sua posição diante da religião e do seu significado político, bem como, de forma derivado, em relação ao Estado.

Palavras-chave: Religião, Abstração, Bakunin, Anarquismo, Positivismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nildo Viana, Universidade Federal de Goiás
Professor da Faculdade de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Gradução em Sociologia da Universidade Federal de Goiás, Doutor em Sociologia pela Universidade de Brasília; Pós-Doutor pela Universidade de São Paulo.
Publicado
2015-07-29
Como Citar
Viana, N. (2015). Gênese e significado da religião segundo Bakunin. Revista Espaço Acadêmico, 15(172), 124-132. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/26584