Pensamento complexo, educação e aprendizagem

  • Diego Machado Ozelame Universidade Estadual de Londrina-UEL
Palavras-chave: Complexidade, Edgar Morin, Reforma do pensamento

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar o pensamento complexo de Edgar Morin, destacando a importância de seus princípios para o desenvolvimento das práticas educativas. A partir de uma abordagem teórica reflexiva buscou-se traçar um paralelo entre a epistemologia educacional simplificadora e reducionista tão consolidada em nosso pensar tradicional e o pensamento complexo como alternativa para interligar os saberes buscando uma compreensão total da realidade na qual vivemos. Com base nos autores que consultamos, podemos afirmar que a instituição educacional atual sinaliza a necessidade de novas práticas pedagógicas que entrem em acordo com as exigências de novos tempos, estas com características do pensamento complexo, que direcionem o crescimento do estudante como um todo, proporcionando atividades que estimulem no sujeito a busca pela compreensão de uma realidade que contemple os conjuntos e as totalidades, para o melhoramento da qualidade de vida das pessoas.

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Biografia do Autor

Diego Machado Ozelame, Universidade Estadual de Londrina-UEL
Doutorando em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina- UEL Paraná.
Publicado
2015-06-14
Como Citar
Ozelame, D. M. (2015). Pensamento complexo, educação e aprendizagem. Revista Espaço Acadêmico, 15(170), 80-86. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/26600