A literatura como nova possibilidade para o ensino jurídico brasileiro: a questão das introduções históricas

  • Raquel Razente Sirotti UFSC- Universidade Federal de Santa Catarina
Palavras-chave: Direito, Literatura, Ensino Jurídico, Introduções históricas

Resumo

As possíves intersecções entre Direito e Literatura têm se revelado uma importante vertente no processo de fortalecimento e consolidação de uma visão menos enrijecida e estritamente técnica do universo jurídico. Desde que os primeiros estudos nesse sentido foram apresentados por autores estadunidenses vinculados ao Critical Legal Studies Movement, foram publicados muitos trabalhos aproximando conflitos e personagens ficcionais a problemáticas jurídicas e também sugerindo que a Literatura pode ser instrumento útil a uma nova modalidade de ensino do Direito. No entanto, pouco ou nada se fala sobre a possibilidade de aproveitar o potencial histórico inerente à Literatura como mais um meio de combater essa forma de dogmatismo. Assim, considerando o debate a respeito da “crise” no ensino jurídico nacional, o presente artigo pretende tensionar a relação entre Direito e Literatura no sentido de questionar se seria possível aproveitar os relatos ficcionais como alternativa ou substitutivo às anacrônicas e subvalorizadas introduções históricas que comumente antecedem o estudo das disciplinas dogmáticas nas Faculdades de Direito nacionais. 

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Biografia do Autor

Raquel Razente Sirotti, UFSC- Universidade Federal de Santa Catarina
É mestranda em Teoria e História do Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e bacharela em Direito pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). É monitora do Ius Commune - Grupo de Pesquisa em História da Cultura Jurídica (CNPq/UFSC). Possui experiência na área de Direito, com ênfase em História do Direito e Direito Penal
Publicado
2015-06-14
Como Citar
Sirotti, R. R. (2015). A literatura como nova possibilidade para o ensino jurídico brasileiro: a questão das introduções históricas. Revista Espaço Acadêmico, 15(170), 69-79. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/26801