Inventando nações: notas sobre os nacionalismos judaico e palestino durante o Mandato Britânico (1917-1948)

  • Luiz Salgado Neto Universidade Federal do Rio de Janeiro
Palavras-chave: Nação, palestinos, Palestina, sionismo, conflito árabe-sionista, Israel

Resumo

Um dos tópicos mais discutidos do conflito Israel-Palestina se refere à identidade nacional dos atores envolvidos. O objetivo deste ensaio é refletir sobre a ideia de nação na Palestina durante o controle político da Grã-Bretanha, entre 1917 e 1948, quando o confronto entre os árabes palestinos e judeus sionistas pelo controle do território se agravou consideravelmente. Busca-se, com as reflexões, problematizar a própria ideia de nação e o lugar dessa categoria analítica e política no conflito entre israelenses e palestinos da atualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Salgado Neto, Universidade Federal do Rio de Janeiro
Graduação em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010). Mestrado em História pela Universidade Federal Fluminense (2013). Doutorado em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (em andamento). Trabalha no Arquivo Nacional, atuando na Coordenação-Geral de Acesso e Difusão Documental. Dedica-se ao estudo da História do Oriente Médio contemporâneo, com ênfase no conflito Israel-Palestina. Atualmente, pesquisa o movimento político palestino durante o controle britânico da Palestina (1917-1948)
Publicado
2015-07-30
Como Citar
Salgado Neto, L. (2015). Inventando nações: notas sobre os nacionalismos judaico e palestino durante o Mandato Britânico (1917-1948). Revista Espaço Acadêmico, 15(172), 90-103. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/26992