Modernidade e reflexividade: considerações à luz do pensamento de Anthony Giddens
Resumo
O presente ensaio teórico tem como objetivo discutir a noção do conceito de reflexividade na obra do sociólogo inglês Anthony Giddens. Para tanto, por meio de uma revisão de literatura, tomamos como ponto de análise as condições de possibilidade desta ação reflexiva indicada pelo autor, considerando-se as suas perspectivas no que se refere à concepção de uma radicalização da modernidade, opondo-se ao sentido de uma pós-modernidade, analisando assim os seus reflexos, entre os quais podem ser explicitados o sentido de desencaixe ou deslocamento. Pelo viés da modernidade reflexiva, apontada por Giddens, identifica-se uma teoria da ação social na qual o papel do indivíduo não é visto como mero apêndice das estruturas que compõem a sociedade, mas compatível com a reflexão e recomposição das subjetividades e dos sujeitos.Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.