Perfis de idosos que vivem com HIV/AIDS atendidos em hospital-referência em Belo Horizonte (MG)
Resumo
Este artigo tem como objetivo definir os perfis de idosos com HIV/AIDS, atendidos em hospital-referência em Belo Horizonte. Considerando-se o processo de envelhecimento populacional, com proporções relativas e número absoluto de idosos crescentes, e o recrudescimento da epidemia de HIV/AIDS em idosos, faz-se necessário conhecer este público. A metodologia adotada foi análise de dados secundários coletados em prontuários médicos, utilizando o software Grade of Membership (GoM). Entre os principais resultados, os dois principais perfis são diferenciados pelo sexo, sendo um perfil extremo formado por homens idosos e, o segundo, por mulheres idosas; o perfil masculino é mais novo, com idades entre 60 e 64 anos e, as mulheres têm acima de 70 anos e são viúvas, a maioria. A principal via de transmissão, registrada nos prontuários, é a transmissão por contato sexual, para os dois sexos. Estes resultados ratificam a ideia de que idosos fazem sexo, desmitificando a invisibilidade sexual deste contingente populacional, tão arraigada na sociedade e cultura. Conclui-se que há a heterossexualização da epidemia, atingindo indivíduos com 60 anos ou mais de ambos os sexos.
Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.