Quebrando estereótipos e rompendo preconceitos na sala de aula
Resumo
Este texto se preocupa em contribuir para a reflexão que torna possível a identificação e ruptura dos estereótipos sociais que dão origem a preconceitos e ações discriminatórias. Com base nos estudos de Walter Lippann, Agnes Heller, Adam Shaff e Eclea Bosi, pretende-se discutir os conceitos de estereótipo e preconceito, buscando entender o que são e porque se formam. Para entender melhor o estereótipo temos que refletir sobre três elementos que a ele se ligam: a linguagem, o cotidiano e o senso comum. É no plano da linguagem - do diálogo e das práticas de linguagem - que se deve estudar e se pode romper e desconstruir os estereótipos, tomando consciência da própria formação discursiva. O texto oferece, ainda, algumas sugestões para trabalhar o conceito na sala de aula e para ampliar o repertório de textos e referências a serem debatidas com os alunos.
Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.