Quebrando estereótipos e rompendo preconceitos na sala de aula

  • Daniela Jakubaszko Professora da Escola de Comunicação da USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul.
Palavras-chave: Linguagem, comunicação, estereótipo, preconceito, diversidade, diálogo.

Resumo

Este texto se preocupa em contribuir para a reflexão que torna possível a identificação e ruptura dos estereótipos sociais que dão origem a preconceitos e ações discriminatórias. Com base nos estudos de Walter Lippann, Agnes Heller, Adam Shaff e Eclea Bosi, pretende-se discutir os conceitos de estereótipo e preconceito, buscando entender o que são e porque se formam. Para entender melhor o estereótipo temos que refletir sobre três elementos que a ele se ligam: a linguagem, o cotidiano e o senso comum. É no plano da linguagem - do diálogo e das práticas de linguagem - que se deve estudar e se pode romper e desconstruir os estereótipos, tomando consciência da própria formação discursiva. O texto oferece, ainda, algumas sugestões para trabalhar o conceito na sala de aula e para ampliar o repertório de textos e referências a serem debatidas com os alunos. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Jakubaszko, Professora da Escola de Comunicação da USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul.
Possui graduação em Lingüística e Português pela Universidade de São Paulo (1998), mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2004) e doutorado em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (2010). Tem experiência nas áreas de Linguagem e Comunicação, com ênfase em CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, atuando principalmente nos seguintes temas: produção de sentido em comunicação, gêneros discursivos, telenovela brasileira, cotidiano, memória coletiva, documento de época, ficção.
Publicado
2015-04-09
Como Citar
Jakubaszko, D. (2015). Quebrando estereótipos e rompendo preconceitos na sala de aula. Revista Espaço Acadêmico, 14(168), 01-16. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/27293
Seção
DOSSIÊ: Desconstruindo estereótipos e preconceitos em sala de aula (Orgs: Daniela Jakubaszko & Luciene Cecilia Barbosa)