Questões de identidade(s) de gênero(s) e orientação sexual: uma abordagem através da Pedagogia Queer

  • Joao Nemi Neto Columbia University
Palavras-chave: teoria 'queer', pedagogia 'queer', literatura, audiovisual

Resumo

Este trabalho é o resultado de uma pesquisa que engloba queer theory e queer pedagogy que tem por objetivo discutir possibilidades e benefícios que tais teorias podem proporcionar para o trabalho dos professores no que diz respeito à diversidade sexual e de gênero, abrindo, portanto, caminhos para que a sala de aula e a escola sejam espaços acolhedores, não só para a comunidade LGBT como também para todas as possibilidades de expressão da sexualidade humana.

O presente artigo pretende discutir as práticas vigentes na escola buscando questionar as repetições normativas que excluem minorias nas escolas. Pretende-se discutir a situação das minorias LGBT na sala de aula e apresentar possíveis questionamentos para a heteronormatividade vigente no espaço escolar hoje. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joao Nemi Neto, Columbia University

Graduado em Inglês-Português pela FFLCH-USP e Mestre em Educação pela FE-USP. Atuou como professor do ensino médio na Escola Graduada em São Paulo (GRADED) – de 2002 a 2009. Atualmente trabalha como professor na Columbia University em Nova York e curso o doutorado no Programa de Pós-graduação da City University of New York, junto ao Departamento de Espanhol e Português, onde desenvolve pesquisa sobre a relação entre ensino, literatura e estudos Queer.

Publicado
2015-04-11
Como Citar
Nemi Neto, J. (2015). Questões de identidade(s) de gênero(s) e orientação sexual: uma abordagem através da Pedagogia Queer. Revista Espaço Acadêmico, 14(168), 27-34. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/27365
Seção
DOSSIÊ: Desconstruindo estereótipos e preconceitos em sala de aula (Orgs: Daniela Jakubaszko & Luciene Cecilia Barbosa)