Currículo e multiculturalismo através das tessituras rizomáticas do ensino médio em Ipiaú-BA
Resumo
Esta investigação está vinculada ao Mestrado em Educação de Unversidade Estadual de Feira de Santana, Bahia (UEFS). A presente proposta de estudo que inclui o recorte da problemática da “desnaturalização” curricular no ensino médio. Uma vez que este encontra-se elaborado no seio de conhecimentos historicamente constituídos em valores socioculturais monoculturistas, homogêneos, capitalísticos, colonizadores; apesar de “defender” um discurso intercrítico, e pluricultural em seus documentos oficiais. Aborda algumas propostas pertinentes dos estudos pós-estruturalistas da educação buscando alargar rachaduras na discussão em torno de atos de currículo, multiculturalismo, rizoma e perspectivismo; como possibilidades aplicadas nas práticas de educadores. O campo empírico é formado por seis turmas do ensino médio de uma escola pública estadual da cidade de Ipiaú-Bahia. O perspectivismo dialógico está centrado na discussão epistemologia multicultural e rizomática. Desta forma, diálogos com Nietzsche, Foucault, Deleuze & Guattari, Gallo, Gomes, Certeau e Veiga-Neto serão imprescindíveis. A abordagem metodológica constitui-se em torno do etnométodo buscando uma visão mais humanizada e menos categorizadora da pesquisa trazendo a discussão com os cotidianos dos sujeitos envolvidos.
Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.