Currículo e multiculturalismo através das tessituras rizomáticas do ensino médio em Ipiaú-BA

  • Elenilda Alves Brandão Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB
  • Éderson Luís Silveira Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
Palavras-chave: Atos de currículo, Cultura, Rizoma.

Resumo

Esta investigação está vinculada ao Mestrado em Educação de Unversidade Estadual de Feira de Santana, Bahia (UEFS). A presente proposta de estudo que inclui o recorte da problemática da “desnaturalização” curricular no ensino médio. Uma vez que este encontra-se elaborado no seio de conhecimentos historicamente constituídos em valores socioculturais monoculturistas, homogêneos, capitalísticos, colonizadores; apesar de “defender” um discurso intercrítico, e pluricultural em seus documentos oficiais. Aborda algumas propostas pertinentes dos estudos pós-estruturalistas da educação buscando alargar rachaduras na discussão em torno de atos de currículo, multiculturalismo, rizoma e perspectivismo; como possibilidades aplicadas nas práticas de educadores. O campo empírico é formado por seis turmas do ensino médio de uma escola pública estadual da cidade de Ipiaú-Bahia. O perspectivismo dialógico está centrado na discussão epistemologia multicultural e rizomática. Desta forma, diálogos com Nietzsche, Foucault, Deleuze & Guattari, Gallo, Gomes, Certeau e Veiga-Neto serão imprescindíveis. A abordagem metodológica constitui-se em torno do etnométodo buscando uma visão mais humanizada e menos categorizadora da pesquisa trazendo a discussão com os cotidianos dos sujeitos envolvidos. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elenilda Alves Brandão, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Mestranda em educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB; Pós-graduanda do Curso de Especialização em Filosofia Contemporânea- UESB; Profa. de Filosofia da Rede Estadual de Ensino da Bahia Professora de Filosofia do Ensino Fundamental II da Rede Municipal de Ibirapitanga/ Bahia; Membro do Grupo de Estudos em Territorialidades da Infância e Formação Docente (GESTAR/CNPq). 

Éderson Luís Silveira, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
Mestre e doutorando em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC, Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior -CAPES; pós-graduando em Ontologia e Epistemologia, graduado em letras Vernáculas pela Universidade Federal do Rio Grande- FURG (RS), membro do Grupo de Estudos em Territorialidades da Infância e Formação Docente (GESTAR/CNPq)
Publicado
2016-02-01
Como Citar
Brandão, E. A., & Silveira, Éderson L. (2016). Currículo e multiculturalismo através das tessituras rizomáticas do ensino médio em Ipiaú-BA. Revista Espaço Acadêmico, 15(178), 65-75. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/27428
Seção
educação & prática de ensino