O uso de geotecnologias em práticas de campo no ensino superior
Resumo
Este artigo tem por objetivo apresentar os procedimentos metodológicos adotados em atividades práticas de campo utilizando-se de geotecnologias com vistas a subsidiar a formação acadêmica de futuros profissionais que possam vir a atuar na área ambiental. A metodologia empregada para o desenvolvimento da atividade de campo foi precedida por aulas teóricas tratando de aspectos conceituais envolvendo as geotecnologias. No trabalho de campo, em cada ponto amostral os estudantes realizaram a atividade de leitura e anotação das coordenadas geográficas e assinalaram a localização em uma carta topográfica de feições previamente definidas. A realização dessa atividade permitiu o contato dos estudantes com algumas geotecnologias, contribuindo assim com conhecimentos práticos vinculados aos conhecimentos práticos envolvendo suas formações profissionais.
Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.