Dimensões contemporâneas do poder simbólico nos entrelaçamentos dos campos político e midiático

  • Tiago Santos Sampaio Universidade do Estado da Bahia
Palavras-chave: Política, Mídia, acontecimento midiático, publicização e espetacularização.

Resumo

Neste artigo discutiremos as transformações do campo político no contexto de entrelaçamento com o poder simbólico das mídias, portanto, da diminuição da legitimidade da força física e do uso do poder coercitivo, notadamente a partir da segunda metade do século XX. Para tal, realizamos revisão teórico conceitual a fim de traçar algumas relações entre os campos políticos e midiáticos, marcando o cenário em que estes se retroalimentam e enfocando aspectos que envolvem a construção de acontecimento midiático, a publicização e a espetacularização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tiago Santos Sampaio, Universidade do Estado da Bahia
TIAGO SANTOS SAMPAIO é mestre em Cultura e Sociedade pelo Programa Multidisciplinar de Pós-graduação em Cultura e Sociedade - UFBA e professor de Comunicação Social (Rádio e TV) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Áreas de atuação: Teorias da Comunicação; Gestão da Comunicação; Comunicação Pública e Análise do Discurso.
Publicado
2015-07-01
Como Citar
Sampaio, T. S. (2015). Dimensões contemporâneas do poder simbólico nos entrelaçamentos dos campos político e midiático. Revista Espaço Acadêmico, 15(171), 15-25. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/27558