O tema da atenção no debate filosófico contemporâneo e sua importância na formação humana

  • Genivaldo de Souza Santos Professor Supervisor PIBID – FILOSOFIA
  • Rodrigo Pelloso Gelamo Universidade Estadual Paulista
Palavras-chave: Ética, Respeito, Relação professor-aluno

Resumo

O tema da atenção faz parte de uma temática esquecida e não valorizada pela filosofia e por sua história na medida em que seus laços com os pressupostos fundamentais da filosofia moderna constituem sua identidade. Assim, o tema da atenção ganhou importância e foi recuperado por estudiosos da filosofia antiga que, numa espécie de desvio dos pressupostos modernos, perceberam que a filosofia em sua plenitude não poderia ser considerada apenas como uma produção/exposição de um sistema teórico desligado da experiência que fazemos no mundo, mas que ela deveria ser tomada como modo de viver que nos implica profundamente e que pode ser praticado, exercitado, tendo como finalidade uma espécie de autotransformação (trans-formação humana). Buscamos ir além do sentido epistemológico atribuído ao tema da atenção, para tomá-lo como um tema eminentemente ético, na medida em que implica uma atitude que procura a ação mais adequado à situação. Como nova temática que visa arejar o debate filosófico e pedagógico, carece de uma sistematização, o que buscaremos com este trabalho, elegendo como referência teórica a obra de Pierre Hadot (1999, 2003, 2009).

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Biografia do Autor

Genivaldo de Souza Santos, Professor Supervisor PIBID – FILOSOFIA
Doutor em Educação (Unesp/Marília).
Rodrigo Pelloso Gelamo, Universidade Estadual Paulista
Doutor em Educação. Professor  do Departamento de Didática da UNESP - Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita” - Campus Marília. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP – Marília. Coordenador do PIBID – FILOSOFIA.
Publicado
2015-05-23
Como Citar
Santos, G. de S., & Gelamo, R. P. (2015). O tema da atenção no debate filosófico contemporâneo e sua importância na formação humana. Revista Espaço Acadêmico, 14(169), 42-52. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/27916
Seção
DOSSIÊ: Criticidade, Formação Humana e Educação (Org.: Rafael Bianchi Silva)