Diagnóstico socioeconômico do Cariri Ocidental paraibano: avanços sociais e desigualdade interna

  • José Maria Pereira da Nóbrega Júnior Universidade Federal de Campina Grande-PB
Palavras-chave: Indicadores socioeconômicos, pobreza, desigualdade social, Cariri Ocidental, Semiárido.

Resumo

A pobreza e a desigualdade social sempre estiveram presentes na realidade nordestina. Contudo, nas últimas duas décadas e meia tanto uma como a outra apresentaram redução constante, sobretudo como reflexo das políticas sociais desenvolvidas pelos governos. O objetivo deste artigo foi trazer algumas informações pontuais a respeito da desigualdade e da pobreza – medidas com dados socioeconômicos clássicos -, numa microrregião da Paraíba conhecida por carências sociais, econômicas, culturais e politicas – o Cariri Ocidental paraibano (semiárido), tendo as cidades de Sumé e Monteiro como proxy para a região -, avaliando se houve evolução em seus aspectos socioeconômicos e qual o nível de desigualdade ainda existente em relação ao país e ao Estado da Paraíba. Os resultados alcançados nos mostram que, apesar da redução da pobreza e da desigualdade, na microrregião do Cariri Ocidental paraibano ainda persiste alto nível de desigualdade e de pobreza em relação ao país como um todo e, mais ainda, ao nível interno do Estado, onde a região metropolitana – aqui representada por João Pessoa -, apresenta grande distância social e econômica em relação as cidades do Cariri Ocidental paraibano, demonstrando grande desigualdade interna mais que externa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Maria Pereira da Nóbrega Júnior, Universidade Federal de Campina Grande-PB
Professor Adjunto II da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Lotado no Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA/UFCG). Graduado em História (2002) pela UFPE, Mestre (2005) e Doutor (2010) em Ciência Política pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Politica da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Coordenador do Curso de Tecnologia Superior em Gestão Pública do CDSA/UFCG. Coordenador do Núcleo de Estudos da Violência da UFCG (NEVU). Professor no Programa de Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (PROFIAP). Pesquisador do NICC - Núcleo de Estudos em Instituições Coercitivas e da Criminalidade da UFPE. Pesquisador do INCT- Instituto de Estudos Comparados em Administração Institucional de Conflitos (InEAC) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Pesquisador do Núcleo de Pesquisa Instituições, Gestão Pública e Desenvolvimento Sustentável (NUGEP-CDSA/UFCG). Pesquisador do Grupo de Pesquisa Epistemologia e Método em Ciência Política Comparada (UFPE). Pesquisador do Grupo de Pesquisa Instituições da Democracia, do Estado de Direito e da Cidadania no Brasil e na América Latina (UFPB). Pesquisador do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas em Nível Subnacional (UFCG). É autor dos Livros "Homicídios no Nordeste. Dinâmica, relações causais e desmistificação da violência homicida". Editado pela Editora da UFCG (EDUFCG) (2012), e "Semidemocracia brasileira: instituições coercitivas e práticas sociais. Editado pela Nossa Livraria Editora. Recife (2009). Áreas de interesse: Teoria da Democracia, Estudos Institucionais, Políticas Públicas, Segurança Pública, Violência e Democracia na América Latina.
Publicado
2015-09-30
Como Citar
Nóbrega Júnior, J. M. P. da. (2015). Diagnóstico socioeconômico do Cariri Ocidental paraibano: avanços sociais e desigualdade interna. Revista Espaço Acadêmico, 15(174), 90-97. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/28310