A identidade nacional na crônica esportiva de Nelson Rodrigues

  • Francisca Islandia Cardoso da Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
Palavras-chave: Brasil, Futebol, Literatura.

Resumo

A construção dialógica da identidade nacional brasileira ocorreu através da associação de elementos da cultura popular ao que de mais íntimo e peculiar há no jeito brasileiro de ser. Este artigo objetiva verificar de que forma o jornalista Nelson Rodrigues contribuiu para o reforço do mito de uma identidade nacional solidificada no futebol. Para tal intento, fez-se uma análise de crônicas publicadas no livro “À sombra das chuteiras imortais”, cujas narrativas repetitivas refletem os desejos de afirmação da identidade nacional, a tensão entre os ideais civilizatórios e de afirmação da autenticidade cultural. As crônicas rodrigueanas identificam o complexo de vira-latas e a receita para seu desaparecimento no intuito de que o brasileiro se torne um homem genial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisca Islandia Cardoso da Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
Graduada em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal do Piauí. Mestra em Comunicação pela Universidade Federal do Piauí.
Publicado
2015-12-08
Como Citar
Silva, F. I. C. da. (2015). A identidade nacional na crônica esportiva de Nelson Rodrigues. Revista Espaço Acadêmico, 15(177), 116-125. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/28337