Reflexões sobre o estatuto epistemológico das CSH: uma revisão das categorias verdade, sujeito e subjetividade
Resumo
O presente ensaio teórico tem como objetivo discutir o conceito de verdade com ênfase nas obras de Friedrich Nietzsche e Michel Foucault, percebendo a temática como um dos conceitos chaves para se pensar o estatuto epistemológico das Ciências Sociais e Humanas (CSH) na atualidade, já que o mesmo se faz intrinsicamente ligado a condições de possibilidades dadas, incidindo por sua vez na questão da produção de subjetividades, bem como do próprio sujeito, na medida em que estes são produzidos a partir e numa teia de relações invisíveis pautada em jogos de verdades e relações de poder. Para tanto, optamos num primeiro momento por realizar uma breve discussão acerca dos principais conflitos epistemológicos no campo das CSH, entre eles a antiga dualidade entre individuo x social, bem como a questão de causa e feito.
Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.