Educação, Cidadania e Trabalho: o Novo Plano Nacional de Educação e os desafios educacionais com vistas ao Desenvolvimento Humano.

  • Afonso Soares Oliveira Sobrinho FACULDADE AUTÔNOMA DE DIREITO- FADISP.
  • Márcia Regina Saltini UNICID
Palavras-chave: Cidadania, Qualidade da Educação, Desenvolvimento Humano

Resumo

Geração após geração, ouvimos um discurso de educação de qualidade conforme previsão legal. No entanto, há impasses do processo ensino-aprendizagem, a começar pelo distanciamento do discurso à realidade escolar onde temos o professor e o gestor que, em regra, vivenciam práticas culturais escolares baseadas na perspectiva analógica do século XX. Por sua vez, a estrutura escolar advém de uma lógica de vigilância e disciplina do século XIX. Pari passo as dimensões culturais intergeracionais e seus conflitos identifica-se um aluno da era digital focado na ética e estética do consumo. Assim, advém a necessidade de rupturas quanto ao olhar etnocêntrico dos diversos sujeitos sociais pelo aprendizado compartilhado (professores, alunos, gestores, comunidade). Há, portanto, a necessidade da escola se abrir ao diálogo respeitoso e sem preconceitos, com vistas ao desenvolvimento humano. A educação no século XXI orienta-se na concepção inclusiva, da diversidade e pluralismo cultural. A escola democrática se faz pela práxis que vislumbre uma aprendizagem significativa e permita o desenvolvimento humano. Nesse diapasão, encontramos inserido o Novo Plano Nacional de Educação como instrumento discursivo que vislumbra uma educação de qualidade. 

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Biografia do Autor

Afonso Soares Oliveira Sobrinho, FACULDADE AUTÔNOMA DE DIREITO- FADISP.
Pós-Doutorando em Direito - FDSM. Doutor em Direito -FADISP. Mestre em Políticas Sociais. Bolsista Capes. Advogado.
Márcia Regina Saltini, UNICID
Mestranda em Educação -UNICID. Professora de Geografia ensino médio na rede privada de ensino.
Publicado
2015-12-08
Como Citar
Sobrinho, A. S. O., & Saltini, M. R. (2015). Educação, Cidadania e Trabalho: o Novo Plano Nacional de Educação e os desafios educacionais com vistas ao Desenvolvimento Humano. Revista Espaço Acadêmico, 15(177), 102-115. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/29075