Relações étnico-raciais na educação infantil: práticas educativas anti-racismo

  • Janeide Sousa Silva Universidade de São Paulo
Palavras-chave: Ateliês Étnicos, Negritude, Criança, Educação

Resumo

O presente trabalho versa sobre o Ateliê de Cultura Africana, Afro-Brasileira e Indígena, práticas educativa desenvolvida na Creche/Pré-Escola Central da Superintendência de Assistência Social (SAS), da Universidade de São Paulo (USP), entre os anos de 2012 à  2013, com  crianças de faixa etária de 2 a 5 anos, seus familiares e profissionais da educação infantil, que por meio de rodas de músicas, histórias, preparações culinárias, grafismos na pele e em tecidos, danças, jogos e brincadeiras vivenciavam conhecimentos oriundos da História e Cultura Afro-brasileira e Africana, seguindo os princípios da Lei 10.639/03, de modo interdisciplinar, criativo  e interativo envolvendo a comunidade da Creche.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janeide Sousa Silva, Universidade de São Paulo

Licenciada em Pedagogia com Habilitação em Gestão Escolar pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP. É consultora da empresa Mídia Étnica: Educação e Comunicação e do NEINB - Núcleo de Apoio à Pesquisa em Estudos Interdisciplinares sobre o Negro Brasileiro, ministra cursos e palestras no setor privado e público como na Secretaria Municipal de Educação de São Bernardo do Campo – SP, Escola de Aplicação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo – São Paulo - SP e em Howard University, Washington D.C. - DC – EUA. Tem trabalhos publicados como “Brincadeiras de Assustar” (2010) no livro O dia-a-dia nas Creches, editora Artmed e "Brincadeira e Infância" no e-book Brincadeira de muitos tempos e lugares. Como Arte Educadora é uma das fundadoras do Sarau Remo: na voz, a vez, que promove intervenções culturais na favela São Remo, zona oeste de São Paulo. Trabalha na área de Educação há mais de 19 anos e desde 2000 faz parte do grupo de professores da Creche/Pré-Escola Central-SAS da Universidade de São Paulo.

Publicado
2015-09-18
Como Citar
Silva, J. S. (2015). Relações étnico-raciais na educação infantil: práticas educativas anti-racismo. Revista Espaço Acadêmico, 15(173), 23-32. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/29194
Seção
DOSSIÊ - Reflexões sobre relações étnico-raciais na sala de aula (Orgs.: Luciene C. Barbosa e Sandra R do N. Santos)