O ambiente epistemológico e a credibildiade da pesquisa no campo da educação: questões em debate

  • Raimunda Maria Cunha Ribeiro Universidade Estadual do Piauí
Palavras-chave: ciência, investigação, credibilidade.

Resumo

Este artigo de cunho teórico traz em seu contexto algumas reflexões sobre o processo de transformação da ciência, na perspectiva da Filosofia da Ciência e os respectivos paradigmas pelos quais deram e continuam dando suporte ao campo científico. A educação é um campo de pesquisa que recebe uma série de críticas, alegadas a partir do fato que este campo não tem sustentação própria, no sentido de responder as inúmeras indagações da ciência. O objetivo deste estudo é fazer uma reflexão acerca da educação enquanto campo científico e sua respectiva credibilidade no contexto da pesquisa. A metodologia seguida foi do tipo qualitativa, fundamentada pela análise da literatura de filósofos da ciência (Kunh, Latuour, Bourdieu, Severino, Japiassú, Esteban) e também, de pesquisadores da área da educação (Charlot, Malta, Lüdke e André, Moreira e Caleffe). As reflexões apontam a educação para um campo científico que, como qualquer outro campo, requer rigor metodológico, fundamentos epistemológicos, credibilidade e legitimidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raimunda Maria Cunha Ribeiro, Universidade Estadual do Piauí
Dr.ª em Educação. Professora Adjunta da Universidade Estadual do Piauí, no curso de Pedagogia, chefe do Núcelo de Programas Educacionais - campus de Corrente-PI.
Publicado
2016-03-06
Como Citar
Ribeiro, R. M. C. (2016). O ambiente epistemológico e a credibildiade da pesquisa no campo da educação: questões em debate. Revista Espaço Acadêmico, 15(179), 30-36. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/29330