Sociedade e cultura: do determinismo econômico ao desenvolvimento regional

  • Daniel Claudy da Silveira Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).
Palavras-chave: desenvolvimento regional, cultura, globalização.

Resumo

O respectivo estudo tem por objetivo sistematizar algumas ideias elaboradas no âmbito do desenvolvimento regional, relacionando a dinâmica do desenvolvimento e sua interação com a cultura, de maneira especial quando associada a ações de intervenção, consciente e organizada, do setor público ou de segmentos organizados da sociedade.  Além disto, discute brevemente o processo de globalização e a lógica do poder hegemônico (baseada no determinismo econômico) em vigor, o qual é a do regime de acumulação capitalista, que perdura no sistema econômico a mais de 200 anos. Por fim, aborda o fator cultural como um ingrediente essencial para dar conta da complexidade que envolve os processos de desenvolvimento. Para a realização da pesquisa, foram utilizados materiais bibliográficos correspondentes às definições de cultura e desenvolvimento, que “borbulham” na academia com discussões conflitantes nas últimas décadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Claudy da Silveira, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).
Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade de Santa Cruz do Sul (PPGDR/UNISC), Mestre em Economia e Desenvolvimento pela Universidade Federal de Santa Maria (PPGE&D/UFSM), Economista pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ).
Publicado
2016-05-16
Como Citar
Silveira, D. C. da. (2016). Sociedade e cultura: do determinismo econômico ao desenvolvimento regional. Revista Espaço Acadêmico, 16(180), 51-59. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/29351