Estratégias para dominar a diferença: pensando criticamente nossas relações sociais contemporâneas

  • Antonio Luiz da Silva UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Palavras-chave: Diferença, relações, distanciamento, dominação, tolerância,

Resumo

Neste ensaio refletiremos sobre algumas estratégias que utilizamos em nossas relações sociais contemporâneas. Entendemos que, vivendo num universo violento, quando não estamos assumindo uma postura de distanciamento, descambamos para a dominação do outro. Argumentaremos que a dominação se manifesta tanto nas formas de interpretação e tradução das diferenças, quanto nas tentativas de extermínio da alteridade. Reconheceremos que quando não é possível interpretar, traduzir ou eliminar o outro, nos quedamos num distanciamento indiferente, aceitando a ambígua e autoritária, não menos problemática, tolerância. Por fim, defenderemos a busca do diálogo, da compreensão e do respeito ao outro como o caminho para a superação desta situação.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Luiz da Silva, UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Doutorando em Psicologia (UFRN); Mestrado em Antropologia (UFPB); Especialização em Gestão Escolar (FAK-CE); Licenciatura em Psicologia (UEPB) Formação de Psicólogo (UEPB). Trabalhador Público da Secretaria Estadual de Saúde, atuando na FUNAD - Fundação Centro Integrado de apoio à Pessoa com Deficiência.
Publicado
2017-02-05
Como Citar
Silva, A. L. da. (2017). Estratégias para dominar a diferença: pensando criticamente nossas relações sociais contemporâneas. Revista Espaço Acadêmico, 16(189), 143-156. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/29428