Estratégias para dominar a diferença: pensando criticamente nossas relações sociais contemporâneas
Resumo
Neste ensaio refletiremos sobre algumas estratégias que utilizamos em nossas relações sociais contemporâneas. Entendemos que, vivendo num universo violento, quando não estamos assumindo uma postura de distanciamento, descambamos para a dominação do outro. Argumentaremos que a dominação se manifesta tanto nas formas de interpretação e tradução das diferenças, quanto nas tentativas de extermínio da alteridade. Reconheceremos que quando não é possível interpretar, traduzir ou eliminar o outro, nos quedamos num distanciamento indiferente, aceitando a ambígua e autoritária, não menos problemática, tolerância. Por fim, defenderemos a busca do diálogo, da compreensão e do respeito ao outro como o caminho para a superação desta situação.
Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.