O estado em ação nas políticas educacionais: uma contribuição da teoria marxista para a análise do Programa Ensino Médio Inovador (PROEMI)

  • Camila Mantovani Dias Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal de São Carlos.
Palavras-chave: Programa Ensino Médio Inovador, Politicas Educacionais, Ensino Médio, Teoria do Estado, Marxismo

Resumo

Este trabalho visa colaborar com a compreensão acerca da natureza e das especificidades da teoria do Estado marxiana, elaborando uma síntese de algumas obras de Marx e Engels na qual a questão do Estado se faz presente. Em seguida, a questão do Estado dialogará com o binômio educação e trabalho em teóricos marxistas brasileiros, a fim de que possamos refletir sobre a ação do Estado no desenvolvimento das políticas governamentais voltadas ao campo educacional, em específico ao ensino médio público regular, e no contexto da criação e atuação inicial do Projeto Ensino Médio Inovador (PROEMI) que, entre outros, propõe reformulações no currículo, o aumento do tempo de permanência dos educandos nas unidades escolares e a criação de uma necessária identidade para este ciclo da educação básica, tendo como fim o estímulo à uma educação de tempo integral e à proximidade entre o ensino propedêutico e o mundo do trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Mantovani Dias, Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal de São Carlos.
Mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2009). Atualmente é pesquisadora da Universidade Federal de São Carlos, pelo grupo de pesquisa 'Teorias e Fundamentos da Educação' - GPTeFE. Tem experiência na área de educação, com ênfase em Sociologia da Educação, atuando nos seguintes temas: o trabalho como um princípio educativo, ensino médio e políticas educacionais contemporâneas.
Publicado
2016-07-15
Como Citar
Dias, C. M. (2016). O estado em ação nas políticas educacionais: uma contribuição da teoria marxista para a análise do Programa Ensino Médio Inovador (PROEMI). Revista Espaço Acadêmico, 16(182), 73-87. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/29991