Silas Malafaia, a Associação Vitória em Cristo e a defesa da família tradicional
Resumo
Nesse artigo pretendemos compreender o cerne ideológico da Associação Vitória em Cristo (AVEC) e de seu líder o pastor Silas Malafaia no que se refere a defesa da família tradicional. Através de seu programa de televisão e da internet o pastor defende posturas de um conservadorismo explícito e vem se destacando ultimamente como liderança religiosa e política, não apenas entre o público pentecostal ou evangélico. O pastor elenca como principais inimigos da sociedade e da moral cristã aqueles que supostamente laboram pela dissolução da família nuclear tradicional, como os movimentos feministas e em defesa dos direitos dos homossexuais ou grupos taxados por ele pejorativamente de comunistas. Compreendemos que a associação de Malafaia atua na sociedade civil como um aparelho privado de hegemonia, conforme a conceituação Gramsciana, difundindo visões de mundo e conformando um consenso entre seu público. A AVEC intenta também complementar sua atuação na sociedade política, via a atuação de sua bancada eleitoral, que embora habite e dialogue com diversas siglas partidárias, justifica sua existência pela questão religiosa. Serão analisados o programa de televisão apresentado pelo pastor, o Vitória em Cristo, os vídeos do pastor postados no site oficial da associação, as notícias veiculadas no site Verdade Gospel que trataram do tema.Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.