Ideologias e regimes autocráticos chauvinistas: fundamentos e influências.

  • Jefferson Rodrigues Barbosa Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Palavras-chave: Fascismo, Nacional-socialismo, Integralismo, Autocracias Chauvinistas.

Resumo

As ideologias chauvinistas são expressões de pensamentos nacionalistas exacerbados, caracterizados por debilidades argumentativas e fundamentalismos, que legitimam princípios de ordenamento social de caráter autocrático. A presente pesquisa investiga os fundamentos argumentativos presentes nos escritos de Benito Mussolini e Adolf Hitler, como expressões das concepções em questão. Em perspectiva crítica através da análise histórica e dos fundamentos da Teoria Política marxista, temas como Estado, partido e nação serão privilegiados com o objetivo de compreensão das aproximações e distanciamentos destas concepções legitimadoras de Estados de Exceção nas primeiras décadas do século XX, com experiências que ocorreram na América do Sul, especificamente o integralismo brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jefferson Rodrigues Barbosa, Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista e docente da Universidade Estadual Paulista/campus Marília (DCPE/FFC).
Publicado
2015-12-04
Como Citar
Barbosa, J. R. (2015). Ideologias e regimes autocráticos chauvinistas: fundamentos e influências. Revista Espaço Acadêmico, 15(175), 27-38. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/29995
Seção
DOSSIÊ - Lutas por Hegemonia e Pensamento de Direita na América Latina (Orgs.: Meire Mathias & Jefferson R. Barbosa)