Ideologias e regimes autocráticos chauvinistas: fundamentos e influências.
Resumo
As ideologias chauvinistas são expressões de pensamentos nacionalistas exacerbados, caracterizados por debilidades argumentativas e fundamentalismos, que legitimam princípios de ordenamento social de caráter autocrático. A presente pesquisa investiga os fundamentos argumentativos presentes nos escritos de Benito Mussolini e Adolf Hitler, como expressões das concepções em questão. Em perspectiva crítica através da análise histórica e dos fundamentos da Teoria Política marxista, temas como Estado, partido e nação serão privilegiados com o objetivo de compreensão das aproximações e distanciamentos destas concepções legitimadoras de Estados de Exceção nas primeiras décadas do século XX, com experiências que ocorreram na América do Sul, especificamente o integralismo brasileiro.Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.