Reflexões sobre obras de divulgação e alfabetização científica
Resumo
Este trabalho teve como temática investigar as opiniões dos professores atuantes no Ensino Fundamental I a respeito dos conceitos de divulgação científica e alfabetização científica. Para isso, realizamos um levantamento teórico referente a essa discussão e elaboramos um questionário com foco nessa temática e o aplicamos a dez professores de uma escola integrante da rede pública municipal de Martinópolis, cidade do interior paulista. Nosso objetivo central consistiu em discutir as opiniões dos professores atuantes no Ensino Fundamental I a respeito dos conceitos de “divulgação científica” e “alfabetização científica”. Além do questionário elaborado, distribuímos aos professores participantes da atividade de pesquisa, livros de duas coleções publicadas no Brasil que retratam essa interface entre ciência e público, são elas: a coleção “Gênios da Ciência” e a recente coleção “Meio de Cultura”. Por meio da análise dos livros que compõem essas coleções, investigamos quais as características utilizadas pelos professores desse segmento da Educação Básica para qualificá-las em obras de divulgação científica ou obras de alfabetização científica.
Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.