Pela superação das promessas democráticas: uma discussão sobre o mal-estar político contemporâneo

  • Alisson Ortiz Rigitano Universidade Federal de São Paulo
Palavras-chave: Democracia, Desigualdades políticas

Resumo

É possível notar, atualmente, certo mal-estar em relação à prática democrática não só no Brasil, mas em muitos países. Se observam, por exemplo, tendências de queda no comparecimento às urnas e sucessivas crises de representação. Sobre essa notável insatisfação política, é comum o senso de atribuir causa principal às promessas democráticas não cumpridas no sentido apresentado em Bobbio (1997). No entanto, o presente ensaio procura brevemente esboçar – se valendo da leitura de Offe (1984), Wood (2003) e Bourdieu (2011) – certas incompatibilidades fundantes entre tais promessas e as expectativas de realização democrática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alisson Ortiz Rigitano, Universidade Federal de São Paulo
No período 2010-2012 foi bolsista de mestrado, desenvolvendo pesquisas com ênfase em Economia Regional, Urbana, Industrial e da Tecnologia. No mesmo período atuou na equipe econômica do projeto "Diagnóstico Socioambiental da Terra Indígena de Apucarana". No ano de 2012 participou como bolsista de Desenvolvimento Tecnológico e Industrial no projeto "Estruturação de Arranjo de Núcleos de Inovação Tecnológico da Região Sudeste", sediado no Centro de Tecnologia da Informação (CTI) Renato Archer na cidade de Campinas. É membro do GEITES - Grupo Economia, Indústria, Agricultura,Tecnologia e Sociedade - UEL.
Publicado
2016-07-15
Como Citar
Rigitano, A. O. (2016). Pela superação das promessas democráticas: uma discussão sobre o mal-estar político contemporâneo. Revista Espaço Acadêmico, 16(182), 16-23. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/30186