Pela superação das promessas democráticas: uma discussão sobre o mal-estar político contemporâneo
Resumo
É possível notar, atualmente, certo mal-estar em relação à prática democrática não só no Brasil, mas em muitos países. Se observam, por exemplo, tendências de queda no comparecimento às urnas e sucessivas crises de representação. Sobre essa notável insatisfação política, é comum o senso de atribuir causa principal às promessas democráticas não cumpridas no sentido apresentado em Bobbio (1997). No entanto, o presente ensaio procura brevemente esboçar – se valendo da leitura de Offe (1984), Wood (2003) e Bourdieu (2011) – certas incompatibilidades fundantes entre tais promessas e as expectativas de realização democrática.
Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.