O lúdico em sala: uso de uma ferramenta didática alternativa no ensino de Química das escolas estaduais do município de Presidente Epitácio (SP)

  • Ronaldo Junior Fernandes Instituto Federal de São Paulo
  • Edervan Soares Oliveira Instituto Federal de São Paulo
Palavras-chave: Ensino de química, jogos, atividade lúdica, super-trunfo, tabela periódica.

Resumo

A química, muitas vezes, tem sido vista pelos alunos como uma disciplina abstrata, maçante e pouco convidativa. Não é possível retirar do conteúdo escolar toda a simbologia que faz parte da estruturação sistemática da química como uma ciência. No entanto, existem vários meios que podem ser empregados para atrair a atenção dos estudantes. São instrumentos didático-pedagógicos que facilitam a compreensão de conceitos, de fórmulas e de nomenclaturas, auxiliando na relação entre o ensino e a aprendizagem. Nesse contexto, o lúdico/jogo adequa-se perfeitamente como uma proposta para tornar esta disciplina mais interessante e divertida. Partindo dessa premissa, foi criado o jogo Super Trunfo da Tabela Periódica para servir como uma ferramenta no ensino de química nas séries iniciais do ensino médio das escolas estaduais do município de Presidente Epitácio, no interior de São Paulo, mostrando que o jogo pode ser motivador e envolvente ao mesmo tempo em que ensina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ronaldo Junior Fernandes, Instituto Federal de São Paulo
Professor do ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal de São Paulo - Campus de Presidente Epitácio com graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e mestrado em Química Inorgânica pela Universidade Estadual Paulista - IQ/Araraquara. Atualmente, é doutorando da Universidade de São Paulo - IQSC, onde desenvolve trabalhos na área de Química Teórica com ênfase na elucidação de mecanismos de reações inorgânicas utilizando métodos de mecânica quântica.
Edervan Soares Oliveira, Instituto Federal de São Paulo
Graduando do curso superior de tecnólogo em análise e desenvolvimento de sistemas e técnico em design gráfico.
Publicado
2016-02-10
Como Citar
Fernandes, R. J., & Oliveira, E. S. (2016). O lúdico em sala: uso de uma ferramenta didática alternativa no ensino de Química das escolas estaduais do município de Presidente Epitácio (SP). Revista Espaço Acadêmico, 15(177), 01-10. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/30466
Seção
DOSSIÊ - Divulgação e Alfabetização Científica (Org.: Enio Freire de Paula)