O lúdico em sala: uso de uma ferramenta didática alternativa no ensino de Química das escolas estaduais do município de Presidente Epitácio (SP)
Resumo
A química, muitas vezes, tem sido vista pelos alunos como uma disciplina abstrata, maçante e pouco convidativa. Não é possível retirar do conteúdo escolar toda a simbologia que faz parte da estruturação sistemática da química como uma ciência. No entanto, existem vários meios que podem ser empregados para atrair a atenção dos estudantes. São instrumentos didático-pedagógicos que facilitam a compreensão de conceitos, de fórmulas e de nomenclaturas, auxiliando na relação entre o ensino e a aprendizagem. Nesse contexto, o lúdico/jogo adequa-se perfeitamente como uma proposta para tornar esta disciplina mais interessante e divertida. Partindo dessa premissa, foi criado o jogo Super Trunfo da Tabela Periódica para servir como uma ferramenta no ensino de química nas séries iniciais do ensino médio das escolas estaduais do município de Presidente Epitácio, no interior de São Paulo, mostrando que o jogo pode ser motivador e envolvente ao mesmo tempo em que ensina.
Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.