Memória, história e representações: acreditam os replicantes em suas reminiscências?
Resumo
Este artigo resulta de leituras feitas no Mestrado Profissional em História, na UFG, Regional Catalão, para aproveitamento da disciplina Imaginários e Narrativas no Ensino de História. A partir dos conceitos de memória, história e representação, como analisados por diversos autores, o objetivo do artigo é dialogar com livro e filme, icônicos produtos da indústria cultural: Androides Sonham com Ovelhas Elétricas?, é o livro, de Philip Kindred Dick; Blade Runner, O Caçador de Androides, é sua adaptação cinematográfica. A trama como desenvolvida nas obras, embora distinta em diversos pontos, permite exercício teórico necessário à formação intelectual do professor-pesquisador. Desse modo, o artigo é uma narrativa permeada pela memória afetiva do autor em relação às obras analisadas, constituindo-se em atividade didática a serviço da formação do professor-pesquisador.
Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.