Análise das atividades de Educação Ambiental presentes na proposta curricular de Ciências e Geografia do Estado de São Paulo.
Resumo
Este artigo tem como temática o estudo das situações de aprendizagem dispostas no material didático paulista para as disciplinas de Ciências e Geografia do ensino fundamental II, compreendendo do 6º ao 9º ano (5º à 8º série). Nosso intuito foi verificar a presença das atividades relativas à educação ambiental no processo de ensino-aprendizagem proposto no currículo estadual, uniforme a todas as escolas da rede pública estadual do Estado de São Paulo, bem como os limites e desafios do mesmo, sejam eles apontados pelo levantamento de dados ou pelos professores contatados via entrevista. A realização deste trabalho foi um esforço voltado para desvendar tais avanços e limites bem como os desafios postos ao material didático paulista elaborado em 2007 e com uso direto por parte dos estudantes a partir de 2009, tendo em vista a baixa quantidade de publicações e debates sobre o assunto.
Palavras-chave: Situações de Aprendizagem; Educação Ambiental; Ensino de Ciências e Geografia.
Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.